A corrida tem muitos benefícios para a saúde e a mente, a ajuda a equilibrar a vida e superar obstáculos, como a obesidade.

Emagreça correndo: é fácil e rápido!

EMAGREÇA CORRENDO: É FÁCIL E RÁPIDO!

Tudo em cima – Nanna Pretto – Outubro 2007

Esqueça as recomendações de caminhadas leves três vezes por semana para emagrecer e manter a saúde. O ideal é suar mesmo a camisa para queimar as calorias e se proteger de problemas cardíacos, osteoporose, diabetes etc. Quem divulgou a nova recomendação, no final de agosto, foi a American College of Sports Medicine, reformulando o que apregoou em 1995 e que passou a ser seguido por milhões de pessoas.

Agora, a entidade, que é mais importante dos Estados Unidos na área de medicina esportiva, defende que não só exercícios aeróbicos devem ser feitos com intensidade moderada por 30 minutos ininterruptos (ou 20 minutos com intensidade vigorosa), como que se deve aproveitar os dois dias de “descanso”, para fortalecimento muscular.

E é aí que entra a corrida, que é uma das atividades que mais queima calorias, com resultados rápidos. No entanto, é bom ficar atento. Não é para sair correndo feito louco. Se você já está habituado com a corrida, é bom treinar para intensificar o esporte, ter mais condicionamento para correr por mais tempo e queimar mais gordura.

Já para os que não correm é importante não desanimar e dar o primeiro passo, literalmente. Comece caminhando e intercale com a corrida. Em breve você estará correndo por meia hora sem parar, pois a evolução na corrida é bastante rápida.

“Com dois meses de corrida eu perdi oito quilos, sem fazer dieta e comendo de tudo. O próprio organismo entra em um ritmo diferente. Naturalmente comecei a comer menos e a deixar as porcarias de lado”, diz supervisora de telemarketing Fernanda Freitas. “Com menos quilos, a minha auto-estima ficou lá em cima. Estou muito feliz”, diz a corredora que iniciou, há um ano, caminhando, hoje já corre 14 a 15 quilômetros e pensa em completar a primeira meia-maratona ainda este ano.

A resposta ao exercício dada pelo corpo da Fernanda é, de fato, uma alteração do metabolismo que está se adaptando a novos estímulos. “Você vai movimentar músculos que estavam constantemente em repouso, exigirá um condicionamento que seu corpo ainda não tem e fará um esforço que ele ainda não está acostumado. Iniciar a corrida exige uma série de mudanças”, avisa a diretora técnica da assessoria esportiva Personal Life, Camila Hirsch.

Muitas mudanças, por sua vez, começam a acontecer dentro do organismo e são rapidamente notadas no dia-a-dia do novo corredor. Segundo o psicólogo esportivo e presidente da Ceppe (Consultoria, Estudo e Pesquisa da Psicologia do Esporte), João Ricardo Cozac, as mudanças internas são rapidamente assimiladas pela mente. “Por isso que somente a iniciativa de sair do sofá e começar a se exercitar já representa uma grande conquista para aquele sedentário com sobrepeso”.

reprodução autorizada por Editora Contra-Relógio
Os textos publicados pelos colunistas não refletem a opinião da Procorrer

Veja outras matérias de nosso blog